terça-feira, junho 22, 2004

Bilbao

Primeiro fomos a Bilbao. A cidade é... interessante. na verdade é uma cidade industrial, tipo uma Sao Bernanrdo alguns anos atrás, em que foi gasto uma puta grana e construíram um super edifício lindo e diferente e imponente e impressionante e dentro fizeram um museu. Parece que continuam gastando grana na cidade, tem muitas construçoes e o entorno do museu é muito bonito, mas nao é pra ficar mais que um dia. Até a praia é interditada por causa de despejos químicos...

Pegamos 6 horas e meia de trem pra Bilbao e ficamos num albergue longe do centro e do museu, mas era muito limpo e organizado e grande e bonito. Valeu a pena, inclusive tinha um super café da manha. (lembrem-se que os teclados na Espanha nao tem til!)

Uma nota rápida: quem nao me conhece pode achar que eu nao estou gostando de nada quando reclamo de algumas coisas, quando falo que isso ou aquilo era ruim, etc, mas nao é assim. Na verdade eu estou adorando! Tudo pra mim está sendo uma aventura, mesmo (e principalmente) as coisas inesperadas, como chegar tarde no albergue de Bilbao e sair às 11 da noite com a Letícia pra procurar um lugar pra comer e andar 10 minutos na chuva até chegar na cidade e achar um restaurantinho e pedir um Txurasco (eles falam basco lá, e tudo está escrito em basco e em espanhol) e receber uma costelinha de boi fina e dura e comer tudo até as gorduras e o paozinho com um molhinho de alho!! (que parágrafo enorme)

Outra nota (mais rápida que a anterior): A língua basca (Euskera para eles) é diferente de tudo que eu já vi. É tudo cheio de X e K, e até as palavras em espanhol eles escrevem com X as vezes, como pintxos ao invés de pintchos, que sao como as tapas, comidinhas de bar. Diz a lenda que ninguém sabe com certeza a origem (talvez nossas liguistas de plantao possam esclarecer melhor, né Carol?)